Blog

3 razões fundamentais porque a EAD é o futuro da educação.


A EAD está crescendo a cada dia mais no Brasil em todo o mundo todo. O ensino à distância está ganhando adeptos que querem ter autonomia na hora de estudar e também aqueles que não têm como se deslocar para a universidade. A facilidade, economia e efetividade comprovadas são muito atrativas para novos alunos. Mas será que o EAD é o futuro da educação?

 


A resposta é sim e o motivo é bem simples. A tecnologia está muito presente no dia a dia do aluno, o qual não sabe viver sem estar conectado a um smartphone, por exemplo. Assim, a educação deve se conectar com esse aluno de alguma forma e por que não utilizar a tecnologia como ferramenta de estudo? É possível que, daqui a alguns anos, a sala de aula não exista mais. Isso pode acontecer porque o EAD proporciona um ambiente inovador e original, com aulas e matérias didáticos de excelente qualidade, para que o aluno possa entender e ter autonomia para compreender uma nova lição. Além disso, o EAD proporciona um ambiente totalmente interativo, entre alunos e professores, os quais podem conversar entre si em fóruns acerca do tema da matéria, por exemplo. Alguns dizem que o EAD é uma pequena modalidade de ensino, entretanto, o seu crescimento é muito visível em diversas universidades espalhadas pelo mundo. Um dos problemas enfrentados por esse tipo de ensino é em relação à distância. Muitas pessoas são céticas em relação ao uso da tecnologia e à qualidade do ensino que o EAD oferece. O EAD, às vezes, é muito criticado pela falta de metodologia e uma didática um tanto quanto fraca em relação ao ensino tradicional e essencialmente presencial. É preciso evoluir a interação e o contato entre professores e alunos, e é isso que está acontecendo. Conforme as críticas aparecem, o EAD se adapta para supera-las. Nesse texto, você aprenderá mais sobre as facilidades e vantagens apresentadas pelo ensino à distância.

Razões fundamentais de a EAD ser o futuro da educação

Autonomia

Como já dito, no ensino à distância a autonomia do aluno é muito praticada, já que ele deverá ter motivação para aprender utilizando a tecnologia. Então, o ensino e a absorção de conteúdo dependerão de quanto ele está interessado para aprender do jeito dele, sem ser pressionado. Isso pode ser muito importante para pessoas que têm problemas com as formas de ensino tradicionais, e preferem trabalhar em seu próprio tempo e espaço.

Tecnologia

Não é de hoje que percebemos como o mundo está dependente da tecnologia para realizar funções básicas, logo, deve ser mostrado como a educação também pode aprender com a tecnologia, criando plataformas de ensino com ajuda dela.

Praticidade

Talvez esta seja a razão mais óbvia que pode ser encontrada na EAD. Afinal, poder “comparecer” às aulas pelo mundo virtual no conforto da sua casa e fazer lições de casa na hora que você quiser é muito prático. Assim, a autonomia do aluno também está inteiramente conectada à praticidade. Entretanto, deve-se tomar cuidado em relação ao comodismo e ao monótono, para que o aluno seja motivado a continuar estudando daquele jeito. A estrutura desse tipo de ensino vem ganhando força a partir do momento em que a economia também é movimentada com novas matrículas online. Se o objetivo da escola é chamar atenção do aluno, a EAD traz o que o ensino tradicional não oferece: permissão em utilizar a tecnologia a seu favor. Logo, é questão de tempo para que o Ensino à distância seja considerado uma das melhores modalidades de ensino do mundo.

Fale conosco

+55 (14) 99153-2218
contato@emplaquei.com

Saiba mais

Nossas Redes